domingo, 2 de junho de 2013

Blog na Educação

O blog por ser uma página web atualizada, composta por textos apresentados de forma cronológica, abrange uma infinidade de assuntos, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.

Usar um blog na educação é uma importante ferramenta para ser utilizada como portifólio, que é um conjunto de todos ou de parte dos trabalhos realizados pelo estudante durante todo o curso. É utilizado quando há pretensão de fazer uma análise da trajetória, da evolução do aluno, nele podemos ter textos e outros materiais produzidos em todas as fazes do aluno. O portifólio pode ser individual ou grupal e pode ser acessível e ou comentado apenas pelo tutor, ou por todos os estudantes do curso, dependendo como foi programando o curso.

Tarefa 2 - Educação: Behaviorismo, Construtivismo e Construcionismo - Módulo 3

Enquanto fazia as leituras foi interessante perceber as semelhanças encontradas no nosso dia a dia. Como bem colocados pelos teóricos estudados, o sujeito está sempre relacionando com o meio e com ele adquirindo conhecimentos.

Como bem descrito Altoé e Penati, a cada mudança há uma pertubação até que encontre o equilíbrio. Durante essa pertubação o sujeito passa por etapas graduadas construindo o conhecimento no cérebro, desenvolvendo assim a inteligência. Essa nova experiência com a utilização dos nets, tem provocado essa pertubação, mas logo será encontrado o equilíbrio.

O behaviorismo emprega a automação, a repetição, promovendo uma resposta imediata, e o resultado obtido desse reforço pode ser a punição ou a recompensa. Nessa perspectiva, nos professores devendo tomar muito cuidado considerando a fala de Piaget, não adianta repetir açoes sem que elas tenham algum signficado, a significação das açoes é que propicia a compreensão. Subentende-se que, devemos utilizar as novas tecnologias como ferramenta facilitora de aprendizagem e não como mero teclado e monitor.


Essa máquina maravilhos disponibilizada no computador também pode ser tão útil  quanto  a máquina de Skinner, quando utilizada de modo que o aluno movimente dentro de seu rítmo e é claro, levando em consideração a colocaçao de Papert, que o aluno aprede baseando na sua experiência, na sua vivência.