domingo, 2 de junho de 2013

Blog na Educação

O blog por ser uma página web atualizada, composta por textos apresentados de forma cronológica, abrange uma infinidade de assuntos, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.

Usar um blog na educação é uma importante ferramenta para ser utilizada como portifólio, que é um conjunto de todos ou de parte dos trabalhos realizados pelo estudante durante todo o curso. É utilizado quando há pretensão de fazer uma análise da trajetória, da evolução do aluno, nele podemos ter textos e outros materiais produzidos em todas as fazes do aluno. O portifólio pode ser individual ou grupal e pode ser acessível e ou comentado apenas pelo tutor, ou por todos os estudantes do curso, dependendo como foi programando o curso.

Tarefa 2 - Educação: Behaviorismo, Construtivismo e Construcionismo - Módulo 3

Enquanto fazia as leituras foi interessante perceber as semelhanças encontradas no nosso dia a dia. Como bem colocados pelos teóricos estudados, o sujeito está sempre relacionando com o meio e com ele adquirindo conhecimentos.

Como bem descrito Altoé e Penati, a cada mudança há uma pertubação até que encontre o equilíbrio. Durante essa pertubação o sujeito passa por etapas graduadas construindo o conhecimento no cérebro, desenvolvendo assim a inteligência. Essa nova experiência com a utilização dos nets, tem provocado essa pertubação, mas logo será encontrado o equilíbrio.

O behaviorismo emprega a automação, a repetição, promovendo uma resposta imediata, e o resultado obtido desse reforço pode ser a punição ou a recompensa. Nessa perspectiva, nos professores devendo tomar muito cuidado considerando a fala de Piaget, não adianta repetir açoes sem que elas tenham algum signficado, a significação das açoes é que propicia a compreensão. Subentende-se que, devemos utilizar as novas tecnologias como ferramenta facilitora de aprendizagem e não como mero teclado e monitor.


Essa máquina maravilhos disponibilizada no computador também pode ser tão útil  quanto  a máquina de Skinner, quando utilizada de modo que o aluno movimente dentro de seu rítmo e é claro, levando em consideração a colocaçao de Papert, que o aluno aprede baseando na sua experiência, na sua vivência.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Atividade 13 - Tecnologias e Mídias Educativas


Atividade 13 - Tecnologias e Mídias Educativas


Planejamento da Aula
1. Descrição do tema proposto:
Esta aula está organizada de forma que provoque um novo olhar, um novo ouvir e novo reagir quanto ao planejamento e apresentação da interface educacional, e como pode ser utilizada como uma ferramenta orientadora ou desorientadora.
2. Objetivos a serem atingidos:

  • Reconhecer a interface como mediadora do conhecimento.
  • Definir conceitos básicos na projeção da interface.
  • Comparar interfaces com design educacional desejável.

3. Descrição dos itens da aula:

3.1 A leitura do texto proporcionará reflexão sobre a importância do planejamento de interfaces educacionais, desde a preocupação com as características do usuário, como alguns conceitos básicos de design para módulos educacionais:

3.2 Nesta tarefa vamos conhecer um pouco sobre alguns conceitos básicos para o planejamento de interfaces educacionais.
     3.2.1 – Leia o texto Princípios de design na elaboração de material multimídia para a Web.
     3.2.3 – Elabore um texto com suas palavras, abordando situações encontradas nos materiais de estudo.
     3.2.4 – Este texto deve ser entregue aqui na plataforma lante no formato pdf.

3.3 Esse fórum convida para uma discursão quanto ao planejamento de interfaces educacionais. Propomos, então, que compartilhem conosco uma experiência positiva e outra negativa na utilização de interfaces em pesquisa na Web. Indiquem também se houver, textos ou vídeos que contextualizem com o assunto. Lembre-se, esse espaço de enriquecimento;

3.4 Mídias
     3.4.1  Citar o endereço do trabalho que foi feito na semana 4, contextualizando-o na sua aula (se ele tiver relação com o tema desta nova aula. Senão, você deve criar outro Blog, Wiki, etc); http://glorinhamais.blogspot.com
     3.4.2 Citar o endereço de um vídeo, áudio ou imagem, contextualizando-o na sua aula;  http://www.slideshare.net/Gloriajeep/interface-educacional

3.5  O Chat com duração de 1 (uma) hora, será um momento de compartilhar sobre experiências com interfaces orientadoras ou não, não esqueçam de agendar a sua participação.

3.6  Fiquem atentos as avaliações:
       Tarefa – 10 pontos
       Fórum – 8 pontos
       Chat – 2 pontos
4. Refências:
      COSTA,Rosa M. E. M. da; MARINS, Vânia; Aula 2 - Interfaces: Material da disciplina Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação, do curso Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, 2010, UFF, Rio.
      MALDONATO, Mauro; DELL’ORCO, Silvia;Criatividade, Pesquisa e Inovação: O    caminho Surpreendente da Descoberta. Material da disciplina Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação, do curso Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, 2010, UFF, Rio.
      MORAN, José M.As Mídias na educação. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm. Acessado em 15/04/2011
      NASCIMENTO, Anna Christina de Azevedo; Princípios de design na elaboração de material multimídia para a Web. Acessado em 22/04/2011.
      FONSECA, Maria Cristina; Fórum da Semana 2: da disciplina Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação, do curso Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, postado em 25/04/2011.
      Vídeo [TED pt_BR] Ken Robinson: Escolas matam a criatividade? Parte 1 e 2.Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=yFi1mKnvs2w.
      YOUNG, Regina- Reflexões sobre as Interfaces Educacionais. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/viewFile/811/797.
          acessado em 10/05/11



Atividade 11 – Tecnologias e Mídias Educativas



Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação

Estudar esse módulo e desenvolver a atividade 11, remete aos paradigmas das escolas laicas, em que o fator principal é cumprir as exigências curriculares, que por sua vez engessa os padrões de ensino-aprendizagem.

Dentro desses ambientes surgem alunos considerados “deficientes” por não pertencerem a este parâmetro, levando-os à margem da sociedade, muito das vezes são eles verdadeiros gênios portadores de altíssimas habilidades como bem citado por Ken Robison. Prova disso pode ainda citar como exemplo o filme Sociedade dos Poetas Mortos, que retrata claramente a preponderância da linguagem e da matemática sobre a arte, dança e a música.

Citando novamente Robison, essa prática tem levado ao achatamento da criatividade tanto dos alunos como também dos professores que manifestam tal limitação para lidar como a situação.

Mas o advento das novas tecnologias fez resgatar a necessidade das buscas e das descobertas adormecidas, provocando criticidade e dialogicidade na prática docente. E para isso requereu-se a inovação, introduzindo as tecnologias na escola.

Com essa inserção prova-se a importância do design didático no resgate do conceito educação com bem coloca Vandacir:

“seria como reescrever a educaçao de forma que pudessemos trabalhar com o conhecimento prévio que nossos alunos possuem associados ao conteúdos de forma a resgatar nesses alunos o gosto e o prazer em aprender não so no momento de estudo e sim para vida inteira. Isso por ser de forma harmoniosa ,lúdica, e criativa”.


Trazendo para a educação o desafio de transformar a criatividade e a inovação na utilização das tecnologias da informação, com recursos que podem e são benéficos a medida que são bem utilizados, com planejamento e objetivos bem traçados, pois os alunos tem fome pelo diferente, e como bem é colocado nos filmes, nós adultos ficamos com medo de errar e podamos nossos alunos tanto na criatividade como na inovação, utilizando ferramentas da web.

Portanto pode-se dizer que a educação apoiada no computador baseia-se na construção do conhecimento de forma interdisciplinar, interativa, autônoma, reflexiva, afetiva e emotiva como bem descrito nos textos indicados, onde o conhecimento é produto é obtido dessa articulação com o aluno, professor/tutor e o conteúdo.

Referências:
COSTA,Rosa M. E. M. da; MARINS, Vânia; Aula 1 -Design Didático: Material da disciplina Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação, do curso Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, 2010, UFF, Rio.
MALDONATO, Mauro; DELL’ORCO, Silvia;Criatividade, Pesquisa e Inovação: O caminho Surpreendente da Descoberta. Material da disciplina Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação, do curso Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, 2010, UFF, Rio.
Vídeo [TED pt_BR] Ken Robinson: Escolas matam a criatividade? Parte 1 e 2.Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=yFi1mKnvs2w.
MORAN, José M.As Mídias na educação. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm